quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Baú ou Mala?

A foto fala por si só. Pra mim é uma mala. Mesmo porque ela chegou ao Brasil como mala. Minha avó paterna trouxe de Portugal todas a sua louça dentro dela. Junto havia uma imagem de N.S.de Fátima (que atualmente está na casa da minha irmã), o curioso é que todas as louças quebraram e não aconteceu nadica de nada com a imagem. Ela como devota da santa imagina o que não representou!!!!!!
Esta mala fez parte ativa da minha infancia pois guardava o ponto cruz da mãe; a pasta de recortes de fatos importantes que a mãe recortava para nos ajudar nos trabalhos da escola (na época não existia a internet né?!?!) e também acolhia a nossa arvore de natal. Quando iniciei o meu enxoval (sabe como é né, descentete de portugueses fazem aquele baita enxoval rsrsrsrsrs)guardava as peças nela e quando casei foi o meu primeiro móvel. Ela já foi hack de TV por falta de grana e espaço e agora ela é objeto de decoração sem nada em cima para que os seus desenhos possam ser apreciados.
Aí está mais um pedacinho da minha vida!!!

2 comentários:

  1. Kátia, que lindo baú (ou mala)!
    É mesmo tipicamente português, sim... e eu tenho uns quantos baús espalhados pela casa. Um deles, bem parecido com o teu.
    Adoro baús, a sensação que tenho é que escondem segredos e coisas de encantar.

    Ah... e sobre os enxovais, é mesmo verdade. Eu também tive um grande enxoval guardado em baús no sótão dos meus pais até casar. Imagina, ainda era criança e já recebia de presente panelas, pratos, lençóis, panos de loiça... enfim, preferia receber bonecas, mas infelizmente a minha opinião de crriança não contava muito.

    No entanto, quando casei deu bastante jeito já ter tanta coisa. Embora os lençóis e toalhas já tivessem fora de moda, foi uma poupança enorme não ter de comprá-los.

    É só em Portugal que existe o hábito de fazer enxovais? Aí no Brasil não?
    Creio que hoje em dia aqui também já não se faz muito isso. Mas no meu tempo, todas as moças tinham que ter enxoval feito pelas mães. E eu sou trintona.

    Beijos, adorei conhecer o teu baú. É lindo!

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu baú (ou mala)!! adoro objetos com história, tenho minha escrivaninha de infância que hoje fica no quarto do meu filho e se Deus quiser um dia será do filho dele. Bjos.

    ResponderExcluir