sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Surpreendente.

Minha filha não teve aulas durante toda esta semana de Carnaval. Ontem ela assistiu ao programa Mais Você e decidiu que tentaria fazer o doce apresentado no programa. Quando li a receita achei um tanto quanto trabalhosa para uma menina de quase 12 anos. Contudo ela providenciou todos os ingredientes necessários, arregaçou as mangas e fez "SOZINHA" a receita. Cheguei em casa ontem por voltas das 8 da noite e lá estava ela limpando a cozinha e com o doce no forno!!!!!! Algumas de vocês podem achar um absurdo uma menina nesta idade mexer na cozinha sem a supervisão de um adulto (eu também acho) mas as vezes elas nos surpreendem.
Hoje quando cheguei em casa para almoçar lá estava a sobremesa lindinha em um prato e enfeitada no maior capricho.
Garanto para vocês que estava deliciosa também. Gastei uns 4 pontinhos a mais no meu almoço mas tinha que prestigiar minha filhota. Afinal minha menina está virando uma mocinha e muito prendada!!!!!!

Ai vai a receitinha:

CUCA DE FAROFA RECHEADA

INGREDIENTES DA MASSA:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- canela em pó a gosto
- 1 ovo batido ligeiramente
- 200 g de manteiga gelada cortada em cubinhos
MODO DE FAZER: Numa tigela misture as xícaras (chá) de farinha de trigo, as xícaras (chá) de açúcar, a colher (sopa) de fermento em pó e canela em pó a gosto. Acrescente o ovo batido ligeiramente e manteiga gelada cortada em cubinhos. Com as pontas dos dedos vá apertando a massa até obter uma farofa. Reserve.
INGREDIENTES DO RECHEIO:
- 2 latas de leite condensado
- 2 latas de creme de leite sem soro
- 2 gemas peneiradas
- 2 colheres (sopa cheia) de amido de milho dissolvido em 2
latas (mesma medida de cima) de leite
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
MODO DE FAZER Numa panela fora do fogo coloque o leite condensado, o creme de leite sem soro, as gemas peneiradas, as colheres (sopa cheia)de amido de milho dissolvido nas latas (mesma medida de cima) deleite e a colher (sopa) de essência de baunilha. Leve ao fogo médio, até formar um creme consistente. Retire do fogo e deixe esfriar. MONTAGEM:Numa forma de aro removível (com 24 cm de diâmetro), faça uma camada de farofa no fundo e na lateral. Coloque o recheio (já frio) sobre a farofa e alise a superfície com uma espátula. Coloque outra camada de farofa e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por+/- 40 minutos.

3 comentários:

  1. Ai, deve ser de comer rezando!!! Olha, com 12 anos eu também fazia muitas coisas na cozinha, nem sempre minha mãe estava em casa, e meu anjinho da guarda cuidou bem de mim hahahah. Sua filhota é muito prendadinha viu? É uma receita trabalhosa e pelo jeito ficou maravilhosa!Bjos (vou anotar a receita)

    ResponderExcluir
  2. Oi Kátia!
    Sua filha está de parabéns!!! Ficou linda!!! Hummmm...deve ter ficado muito gostosa tb... Acho legal este incentivo q vc dá a ela. Já eu não tive incentivo e hoje sou quase um desastre na cozinha. Mas não deixo de tentar...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para a tua filha, e principalmente para ti, por a valorizares. Isso é muito importante.

    Beijos

    ResponderExcluir